terça-feira, 1 de junho de 2010

Noção de Cultura

  Cultura é o complexo dos padrões de comportamento das crenças, instituições, manifestações artítsticas e intelectuais, etc., transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade, o conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo. Considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
  É a partir da cultura que o homem passa a sobreviver na sociedade, interagir...




  A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura pode vir a sofrer mudanças. Traços podem se perder, outros adicionados, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Porém, apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
   O  'ambiente'  exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens podem mudar sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais, quanto por transformações da  consciência social .             

Nenhum comentário:

Postar um comentário