terça-feira, 13 de abril de 2010

Sociologia e o trabalho do sociólogo

  


  A sociologia estuda o processo, as relações do ser humano em determinado grupo; em determinada sociedade. Essas denominadas relações, são ações desenvolvidas no processo de interação social.
  É considerada uma ciência pois utiliza um método e um objetivo de estudo que são os processos, relações do ser humano em determinado grupo e sociedade.
Não há ação sem reação. Para cada ação há pelo menos uma reação, tal qual interfere na sociedade podendo ser tanto positivas quanto negativas.
   O ideal para a sociedade seria viver harmoniosamente sendo solidária, igual, fraterna.
   As ações positivas permitem o desenvolvimento individual e social ampliando a possibilidade de desenvolvimento em conjunto. Entretanto, nas ações negativas não há processo para um desenvolvimento social e pleno. Contribuem para a prática de ações violentas, necessitando de um controle através de uma lei que ordene e estabeleça o controle.

' O homem é um ser social ?

    


  O processo de "inserir" o homem na sociedade é realizado pela família do indivíduo a partir do momento que convive com seres humanos diferentes dos existentes em sua família. Está inserido num conjunto de redes sociais como família, amigos, comunidades religiosas, grupos que formam determinada sociedade.
É através desta que ele cria sua identidade enquanto ser humano, tal que vive em sociedade.
   O que diferencia identidade de personalidade é que a personalidade é algo que já temos formada, já a identidade é formada de acordo com as redes sociais muitas vezes havendo divergência de pensamentos.
   Nossa identidade é o que representamos na sociedade.
   O homem adquire sua identidade enquanto ser humano e os meios fundamentais para sobrevivência. Atentando para o espaço (onde), temporalidade (quando), e o modo (como) vive, c
onseguindo se desenvolver na sociedade quando utiliza de suas experiências sociais para sobreviver.
  É ao mesmo tempo tanto produto como produtor da sociedade em que vive por meio de relações submetidas com demais homens e a natureza, sendo a sociedade submetida ao homem. Uma sociedade dinâmica, que independente da realização de nossas ações continua a se movimentar.
  Um ser social portador de heranças culturais das quais utiliza para sobreviver, conviver, interagir (agir em conjunto) com outros seres humanos.