sexta-feira, 12 de março de 2010

*- Senso comum



O senso comum é a experiência que adquirmos em nossas vidas através de acontecimentos presentes em nossos cotidianos transmitidos por tradições culturais, familiares, "sabedoria popular".


É preciso ficar atento aos conhecimentos da sociedade e aceitá-los e entender seu modo de pensar.





Características do senso comum:

- Imediatista
Olhar simplista, não é fruto de uma reflexão cuidadosa e não consegue definir nada perfeitamente

- Superficial 
Está relacionado com a forma da aparência, "com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas". Porque vi, porque senti, porque disseram, porque todo mundo diz

- Acrítico
Não estabelece nenhuma visão aprofundada do que vê, não questiona o que é dito

- Cheio de sentimentos
É o olhar cheio de emoções que normalmente tiram a nossa objetividade, não são baseadas na razão, agimos de forma irracional

- Cheio de preconceitos
É o conceituado antecipadamente, o achismo sem conhecer a verdade, pois usa explicações prontas repletas de juízoss de valor. Sua análise é voltada naquilo que acredita que é ou deveria ser

- Qualitativos
Coisas julgadas por nós como grandes ou pequenas, pesadas ou leves, novas ou velhs, quentes ou frias, próximas ou distantes, etc.

- Heterogêneos
Referem-se a fatos que julgamos diferentes, pois percebemos diversos entre si


* Achismo e pré-noções







  Ao olharmos algo e nomeá-lo é necessário antes termos uma ideia do que seja.
  O olhar o ser humano é sempre repleto de prenoções sobre a realidade tal que nos auxiliam a compreendê-la, as quais também estão repletas do senso comum. O conhecimento do senso comum é uma forma de pensamento válida, porém, não é considerada ciência. Partindo o conhecimento científico do senso comum para olhar a realidade.
  Toda construção cientifica é um lento processo de afastamento do senso comum. Não se pensa sociologicamente estar imerso no senso comum, aí que se encontra o problema... estamos imersos nele. Nossa maneira de pensar, agir, sentir, está repleta desse tipo de conhecimento. Não sendo considerada uma ciência uma forma válida de conhecimento. 

*- Treinamento do olhar






O treinamento do olhar é o processo de modificação da forma que vemos "as coisas" acontecerem na sociedade. Durkhein definiu todos os acontecimentos na sociedade sendo como "coisas".
É necessário ficarmos atentos ao comportamento da sociedade e às suas diferenças para podermos compreendê-la um pouco mais.

* Diferenças:

- Geração => maiores conflitos devido a diferença de idade
- Gênero => diferença entre sexos (homem e mulher)
- Religião
- Origem => diversidade cultural
- Culturas e Atividades => ligado à diferença de culturas


O treinamento do olhar é o primeiro passo para a criação do olhar sociológico.
É necessário também que modifiquemos o modo como olhamos para a sociedade, deixando de crer que tudo acontece naturalmente.

*- Processo de desnaturalização e estranhamento da Realidade



" Por que é importante entender o olhar sociológico para a realidade ? ".

Para construir um olhar sociológico é necessário quebrar o modo de pensamento tradicional, adotando o estranhamento do cotidiano.
O Olhar Sociológico é importante para compreendermos a realidade em que nossa sociedade vive, não achando que todos os acontecimentos são naturais, estranhar e questionar o posicionamento e as atitudes da sociedade. Porém também é importante ficarmos atentos entendendo e aceitando o modo de pensamento da sociedade.
O treinamento desse "olhar" é o primeiro passo para a construção de modo que compreendamos a realidade a nossa volta.

*- O que é Sociologia e qual o tipo de ciência ?


Sociologia é uma ciência que se empenha em estudar os processos de interação, convívio e convivência dentro de cada grupo que forma a sociedade. Criando assim uma postura crítica da sociedade. A sociologia teve seu início no ano de 1925.