quarta-feira, 2 de junho de 2010

Socialização

  O aprendizado da linguagem, formas de convivência, regras, constituem um processo denominado SOCIALIZAÇÃO. Um desenvolvimento pelo qual todos nós passamos no decorrer de nossas vidas e possui diversas fases. 
  A socialização pode ser definida como a imersão dos indivíduos no mundo vivido, sendo ao mesmo tempo um universo simbólico e cultural, um saber de outro mundo. Trata-se de um processo de aprendizado de tudo que permite vivermos em sociedade.
  Nenhum ser humano nasce sendo membro de uma sociedade, porém, necessita ser gradualmente introduzida nela por meio da interiorização de suas normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.
  É chamada de socialização primária a primeira fase da vida, a qual aprendemos a falar, brincar e conviver com outras pessoas, muitas vezes sendo imitado atos que nossos pais e demais crianças praticam. A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade.




  Durante a socialização primária não escolhemos as pessoas responsáveis por esse processo. Não escolhemos a família em que nascemos. Para as crianças, essas pessoas se tornam outros significados por serem responsáveis por cuidarem delas e lhes apresentarem o mundo ao redor. Tendemos a reproduzir os hábitos e costumes dos nossos locais de criação e de nossa linhagem. Somente mais tarde quando entramos em contato com pessoas diferentes, percebemos as diferenças entre nosso modo de pensar, agir e o dos outros.
  A socialização secundária é um processo que indtroduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade, sendo socializações secundárias frequentar outros espaços e interagir com novos grupos. Cada vez mais interiorizar novos conhecimentos e saberes específicos para lidar com a realidade de forma bem-sucedida. Incorporação de saberes profissionais que preparam o indivíduo para o mundo do trabalho. No interior de uma instituição educacional, faculdade, ambiente de trabalho, à medida que aprende na convivência com os colegas e por meio de instruções de superiores, o que é considerado necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Sociologia, Revolução Industrial e processo de urbanização



  


  A sociologia originou-se do processo das relações sociais ocorridas durante a Revolução Industrial , devido a modificação dos padrões sociais da época.
  Durante a Revolução Industrial, ocorreu diante da falta de trabalho no campo, um processo de chegada de grandes quantidades populacionais em busca de trabalho nas indústrias, fazendo com que ocorresse assim o processo de urbanização.
  A comparação que temos é que o sociólogo assim também estuda o conjunto.
Noção de Cultura

  Cultura é o complexo dos padrões de comportamento das crenças, instituições, manifestações artítsticas e intelectuais, etc., transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade, o conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo. Considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
  É a partir da cultura que o homem passa a sobreviver na sociedade, interagir...




  A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura pode vir a sofrer mudanças. Traços podem se perder, outros adicionados, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Porém, apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
   O  'ambiente'  exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens podem mudar sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais, quanto por transformações da  consciência social .